Conselho Diretivo do INEM recebe a ASPE
07 de janeiro de 2026
A ASPE reuniu com o Conselho Diretivo do INEM para abordar problemas estruturais que afetam os Enfermeiros da emergência pré-hospitalar.
O INEM foi alertado para o défice persistente de Enfermeiros e restrições de candidatura ao procedimento concursal para recrutamento de 36 enfermeiros especialistas, tendo manifestado abertura para analisar a fundamentação jurídica e ponderar correções. Foram ainda discutidas soluções para o alarmante recurso ao trabalho suplementar, designadamente a contratação imediata de enfermeiros e exigidas alterações à organização interna que acabem com a falta de autonomia e bloqueios à decisão clínica dos enfermeiros nos CODU e nos meios.
No âmbito da “refundação” do INEM, abordaram-se as necessárias alterações ao modelo assistencial, reforçando-se a necessidade de integrar Enfermeiros nos meios que asseguram, em primeira linha, a avaliação clínica e estabilização da vítima. Ambas as partes assumiram que é emergente contratar enfermeiros para se garantir socorro em tempo útil às populações e se evitarem transportes desnecessários aos serviços de urgência já excessivamente pressionados.
A ASPE comprometeu-se a apresentar os seus contributos para o processo de reestruturação em curso, tendo como foco respostas integradas de proximidade e adequadas às necessidades dos cidadãos, bem como condições de trabalho dignas para os profissionais.

