ASPE na Universidade Católica Portuguesa – Polo Porto
17 de junho de 2026
No dia 17 de junho de 2026, durante o período da manhã, a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros – ASPE, participou numa sessão integrada na Unidade Curricular de Integração à Vida Profissional, promovida pela Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de aproximar os estudantes de Enfermagem das diferentes estruturas que integram o exercício profissional e contribuir para um maior conhecimento sobre o papel dos sindicatos na defesa e valorização dos enfermeiros e no desenvolvimento da profissão.
Partilhar conhecimento e esclarecer os estudantes
A ASPE esteve representada pelos Conselheiros Nacionais Enfº Filipe Alves, Enf.º Bruno Neto e Enf.ª Marta Inácio contando ainda com a participação das Delegadas Sindicais e Enf.ª Deolinda Silva, da ULS Santo António, e da Enf.ª Sandra Castro, da ULS Gaia/Espinho.
A sessão reuniu representantes de seis organizações sindicais de enfermeiros, tendo decorrido num formato de debate aberto e participativo, permitindo aos estudantes conhecer diferentes perspetivas sobre os desafios atuais da profissão, o papel do movimento sindical e as respostas que os sindicatos procuram construir para a defesa dos interesses dos enfermeiros.
Durante a iniciativa, cada organização sindical teve oportunidade de apresentar a sua missão, os seus objetivos e as principais áreas de intervenção, bem como os mecanismos de apoio disponibilizados aos profissionais ao longo do seu percurso profissional.
Preparar a entrada na vida profissional
A ASPE, apresentou a sua visão sobre os principais desafios que afetam a profissão, destacando a importância da participação ativa dos Enfermeiros na construção de soluções para os problemas que condicionam o exercício profissional.
Ao longo da sessão foram colocadas diversas questões pela plateia, proporcionando um momento de reflexão e esclarecimento sobre matérias de elevada relevância para os futuros profissionais.
Perante a questão sobre o que pode levar um enfermeiro a escolher a ASPE, foi evidenciado o trabalho desenvolvido pelo sindicato na defesa dos direitos laborais e profissionais dos enfermeiros, a proximidade aos associados, o acompanhamento individualizado, o apoio jurídico e sindical prestado, bem como o compromisso permanente com a valorização da profissão e a melhoria das condições de trabalho. Foi ainda reforçada a importância de uma representação sindical ativa, disponível e capaz de responder às necessidades concretas dos enfermeiros.
Sobre a importância da sindicalização para os Enfermeiros recém-licenciados, foi destacado que o sindicato assume um papel fundamental no apoio à integração profissional, disponibilizando informação, esclarecimento e acompanhamento relativamente a questões laborais, contratação, direitos e deveres profissionais, progressão na carreira e resolução de problemas que possam surgir no início da atividade profissional. Foi igualmente reforçada a ideia de que a sindicalização permite aos jovens Enfermeiros participarem ativamente na construção do futuro da profissão.
Relativamente à valorização do papel dos sindicatos pelos enfermeiros, foi promovida uma reflexão sobre a importância do trabalho sindical e sobre a necessidade de um maior envolvimento dos profissionais na defesa coletiva dos seus interesses. A ASPE salientou que muitas das conquistas alcançadas ao longo dos anos resultaram da ação sindical e da participação dos enfermeiros, sendo fundamental continuar a fortalecer a representatividade e a capacidade reivindicativa dos enfermeiros.
A participação da ASPE nesta iniciativa constituiu uma oportunidade relevante para o contacto com os futuros Enfermeiros, permitindo esclarecer dúvidas, partilhar experiências e reforçar a importância da intervenção sindical na defesa dos seus direitos e na valorização da Enfermagem.
Um agradecimento à UCP
A ASPE agradece à Universidade Católica Portuguesa o convite formulado para integrar esta iniciativa e reafirma o seu compromisso na defesa dos Enfermeiros, na promoção da sua valorização profissional e na construção de condições de trabalho mais justas, dignas e adequadas ao exercício da enfermagem.
Juntos Construímos o Futuro!
