ASPE interpela SPMS sobre
limite de acesso ao recibo
de vencimento fora do
local de trabalho
21 de agosto de 2025
Na sequência de vários pedidos de esclarecimento no serviço ASPE FAZ POR TI, a ASPE interpelou a Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – SPMS, na pessoa da Dra. Sandra Paula Nunes Cavaca Saraiva de Almeida a reportar a situação relatada pelos Associados, nomeadamente a impossibilidade de os Enfermeiros conseguirem aceder ao seu recibo de vencimento fora das instalações das ULS.
O acesso ao recibo de vencimento constitui um direito do trabalhador e a sua disponibilização um dever da entidade empregadora, conforme o disposto no artigo 276.º, n.º 3 do Código do Trabalho, pelo que qualquer obstáculo ao seu acesso e arquivo pelo trabalhador constitui uma violação dos seus direitos, incorrendo a Instituição na prática de uma contraordenação.
Posto isto, a ASPE solicitou à SPMS a reunião de esforços e revisão dos procedimentos administrativos com vista à resolução da situação e respetiva reposição da legalidade.
A ASPE acompanhará a situação e as soluções adotadas, pugnando pela defesa da legalidade e direitos dos nossos associados e enfermeiros em geral.
Juntos Construímos o Futuro!