GOVERNO RECONSIDERA E REINICIA NEGOCIAÇÕES COM A ASPE


24 de julho de 2024


O Governo reativa o processo negocial com a ASPE que foi suspenso no dia 18/7 alegadamente por existir publicado um pré aviso de greve com inicio a 2 de setembro.


Hoje, ao final da tarde a Secretária de Estado da Saúde, Engª Cristina Vaz Tomé contactou a Presidente da ASPE, Enfª Lúcia Leite, para comunicar que o processo negocial com a ASPE reiniciará dia 1 de agosto, data já prevista anteriormente no calendário negocial.


Informou ainda que, está prevista para dia 26 de julho uma reunião do Conselho de Ministros que inviabilizará a reunião com os restantes sindicatos, pelo que decidido pelo Ministério da Saúde cancelar as reuniões previstas para esta semana com todos os sindicatos que representam enfermeiros.


A ASPE recebeu com agrado o reatar das negociações, mas não pode deixar de salientar a demora na negociação e valorização efetiva dos salários e das condições de trabalho dos enfermeiros.


Para a ASPE é chegada a hora dos enfermeiros mostrarem que não são submissos e tolerantes com os constantes abusos dos seus direitos.


Já percebemos todos que quem não se faz ouvir e mostra vontade de lutar pelos seus direitos é deixado de lado pelo Governo e ignorado pela comunicação social.


Os enfermeiros sabem bem que o SNS vive e funciona à custa do seu sacrifício, das horas trabalhadas a mais sem serem pagas, das falsas horas extraordinárias e das ilegais bolsas de horas.


Os enfermeiros não precisam de uma greve para mostrarem que são imprescindíveis e que não há plano de emergência que se cumpra sem o trabalho dos enfermeiros.


Já é hora de cada um SE VALORIZAR e dizer BASTA!


Em breve enviaremos orientações e implementaremos estratégias para que o Governo perceba que é urgente resolver os nossos problemas.


Partilhe esta publicação com os colegas da sua instituição, mesmo que não sejam filiados na ASPE.


Juntos vamos obrigar o Governo a dar prioridade aos enfermeiros!