ASPE reúne com o Conselho de

Administração da ULS do Alto Ave



12 setembro de 2025

A reunião, com duração aproximada de duas horas, teve como objetivo analisar e procurar soluções para algumas problemáticas reportadas pela ULS do Alto Ave.


Os membros da ASPE foram recebidos pela Diretora de Enfermagem da ULS do Alto Ave, Alcina Silva, acompanhada pelos Adjuntos da Direcção de Enfermagem - a Enfermeira Silvia Lopes, a Enfermeira Augusta Macedo, o Enfermeiro André Rocha -, e ainda pela Dra. Fernanda Andrade, responsável pelos Recursos Humanos da ULS do Alto Ave.


O encontro, realizado no Hospital de Guimarães, contou com a presença de dois Conselheiros Nacionais da ASPE, a Enfermeira Fernanda Macedo e o Enfermeiro Bruno Neto, de dois Delegados Sindicais, a Enfermeira Marília Costa e o Enfermeiro Pedro Correia, bem como da

representante da ASPE, a Enfermeira Patrícia Barbosa. 


Durante a reunião foram debatidas, num ambiente de abertura e esclarecimento, matérias com impacto direto na vida profissional dos enfermeiros da ULS do Alto Ave, designadamente:


Avaliação de Desempenho do biénio 23-24 e SIADAP 2025


  • Vários associados manifestaram à ASPE preocupação relativamente à conclusão da avaliação do biénio 2023-2024 e à contratualização de objetivos para 2025. A ASPE foi informada de que, ultrapassados alguns constrangimentos, a maioria dos enfermeiros (cerca de 90%) já concluiu a sua avaliação e que, em muitos casos, a reunião de avaliação serviu também para a contratualização dos objetivos do ano de 2025.


  • Reconheceu-se a possibilidade de ainda existirem casos pontuais por concluir, mas a Enfermeira Diretora Alcina Silva e os restantes presentes manifestaram total disponibilidade para a sua resolução, assumindo perante a ASPE que todo o processo estaria concluído até ao final de setembro.


  • Foi ainda transmitido que a plataforma digital de avaliação - GeADAP - já foi alargada aos enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários e que estão em curso diligências para preparar o ciclo avaliativo de 2026.


Pagamento de Retroativos a 2018


  • A 21 de julho, a ASPE solicitou ao Conselho de Administração informações sobre o estado do pagamento de retroativos devidos aos enfermeiros desde 2018, não tendo, até à presente data, obtido resposta formal.


  • A ASPE considera inaceitável que os profissionais tenham de recorrer a ações judiciais para reaver valores já pagos a muitos dos seus colegas, situação que gera sentimentos de injustiça e desmotivação.


  • No encontro, foi comunicado que já existe uma análise relativa aos enfermeiros lesados e aos montantes em causa. Contudo, a Dra. Fernanda Andrade, em representação da ULSAA, esclareceu que não haverá lugar a pagamento de retroativos sem orientação expressa da tutela, seguindo-se, neste momento, as diretrizes da ACSS.


Reposicionamento Remuneratório nos termos da Lei nº51/2025


  • A ASPE quis ser informada relativamente às diligências já realizadas pela ULSAA, no sentido de identificar os Enfermeiros, bem como a análise dos valores em causa para se dar cumprimento ao estabelecido na referida Lei. Sobre o facto ficamos com a certeza que os Recursos Humanos já se encontram a proceder ao levantamento dos factos no sentido de preparar a sua aplicação conforme previsto na Lei nº 51/2025.


A ASPE enaltece a colaboração e a disponibilidade da Enfermeira Diretora Alcina Silva, bem como da equipa que a acompanhou em representação da ULSAA, pela atenção e abertura demonstradas face às preocupações dos enfermeiros.


Neste sentido, aguardamos com expectativa a concretização das matérias abordadas e prevemos, em breve, programar um novo encontro para dar continuidade ao trabalho já iniciado.

Juntos Construímos o Futuro!