ASPE esteve presente Cerimónia de Entrega de Certificados no âmbito de Processos de RVCC Dupla certificação e profissional

ASPE esteve presente Cerimónia de Entrega de Certificados no âmbito

de Processos de RVCC Dupla certificação e profissional.

14 de dezembro2023 


A ASPE representada pela Presidente Enfª Lúcia Leite e a Vice-presidente Enfª Álvara Silva esteve presente na Cerimónia de Entrega de Certificados no âmbito de Processos de RVCC Dupla certificação e profissional, que decorreu no Auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.

A ASPE foi convidada a estar presente na sequência da parceria estabelecida com o IEFP Porto para a constituição de júris para os processos de avaliação do formandos dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS).

A cerimónia foi presidida pelo Dr. Vitor Macedo, Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do IEFP Porto e teve uma mesa moderada pela Dra. Isabel Gonçalves, Diretora Adjunta do CEFP do IEFP Porto, onde participaram a Dra. Sónia Trindade em representação da ANQEP e a Dra. Ilda Magalhães – diretora do serviço Direção de Pessoas e Bem Estar - em representação do CHUdSA.

Nesta cerimónia houve lugar á intervenção das entidades convidadas e é unânime a relevância do processo de formação por RVCC com vista á obtenção da certificação para o título de TAS, validado pelo surpreendente número de trabalhadores interessados e inscritos.

Pela entidade empregadora, a Dra. Ilda Magalhães, reconheceu que este é um processo que oferece “Garantia de melhoria do desempenho de cada um, bem como a padronização de práticas e reconhecimento de competências, de uma importância fulcral na assistência aos doentes. São espectáveis efeitos até nas relações interpessoais com os restantes profissionais de saúde.”

Na sua intervenção a Dra. Isabel Gonçalves realçou “Este é um referencial extenso, e embora os formandos não tenham a oportunidade de experimentar todos os conhecimentos e práticas do seu referencial, é notório o nervosismo dos candidatos associado ao conflito interno entre a prática comum e os procedimentos ensinados e treinados no processo RVCC. Todos consideram que este é um processo sério, credível e muito exigente. Uma mais valia para as instituições e para o mercado de trabalho! O nosso lema neste centro: Ninguém fica para trás!”

Por sua vez, a Dra. Sónia Trindade fez menção ao forte investimento que a ANQEP assumiu no processo RVCC em todas as áreas profissionais, sendo este um processo experimentado e avaliado ao longo de 20 anos em que “Portugal é pioneiro”. Assim, considerou que “O certificado de qualificação é um sinal para o mercado de trabalho, bem como um estímulo á continuação de estudos ao longo da vida! Serve ainda como indutor do aumento da empregabilidade.”

Atualmente dos 313 Centros Qualifica distribuídos pelo país, só cerca de um terço tem autorização para desenvolver o RVCC de TAS.

Para a ASPE, e para todos os envolvidos, o momento da entrega de certificados aos formandos constitui a celebração de um processo bem-sucedido para todos, sendo que a participação de enfermeiros que conhecem bem os limites de atuação dos Técnicos Auxiliares de Saúde é uma garantia acrescida da qualidade dos processos de certificação, mas sobretudo a salvaguarda que não haverá atropelos às competências próprias dos enfermeiros.

A ASPE parabeniza os formandos que terminaram com sucesso esta etapa de desenvolvimento nas suas vidas e agradece o empenho da Enf.ª Álvara Silva Coordenadora da relação com o IEFP Porto, aos Conselheiros Nacionais Enf.ª Ana Gomes, Enf.º Bruno Neto, Enfº Filipe Alves e a Delegada Sindical Enf.ª Rosa Castro.

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
Share by: