ASPE avança com ações judiciais para

recuperação dos retroativos a 2018


03 de novembro de 2025

Conforme previsto, a ASPE vai dar início a ações judiciais por entidade empregadora para a recuperação dos retroativos a janeiro de 2018, relativos ao descongelamento da progressão nas carreiras de enfermagem e especial de enfermagem.


Consciente das ilegalidades cometidas no âmbito do descongelamento das carreiras, a ASPE encontra-se disponível para assessorar juridicamente todos os associados que pretendam recorrer às vias judiciais com o objetivo de ver reconhecido o direito ao pagamento dos retroativos a 2018.

Como podes proceder?


Os associados interessados devem preencher o formulário disponível em www.aspe.pt/contact , selecionando a opção “Intervenção” e indicando que pretendem via judicial para reconhecimento do direito aos retroativos a 2018.


Após ser participada a manifestação de interesse e preenchimento do formulário, será necessário reunir os seguintes documentos:

  1. Avaliações de desempenho obtidas a partir de 2020 (ou anteriores, caso a notificação de pontos esteja incorreta);
  2. Notificação de pontos de 2018 e 2022;
  3. Recibos de vencimento de janeiro de 2018 em diante;
  4. Nota Biográfica com o tempo de serviço e categorias detidas;
  5. Indicação de um colega do mesmo serviço que exerça as mesmas funções ou que detenha uma categoria inferior e tenha recebido retroativos a 2018.

A ASPE mantém-se firme ao lado dos Enfermeiros, defendendo que o reconhecimento deste direito deve ser garantido a todos os profissionais, independentemente de terem contrato de trabalho em funções públicas ou contrato individual de trabalho.


Apelamos ainda a todos os associados que partilhem esta informação nos grupos internos das suas instituições, de forma a dar conhecimento a outros colegas não sindicalizados, que poderão filiar-se na ASPE para integrar estas ações judiciais conjuntas.



Juntos Construímos o Futuro!