ULS Gaia Espinho assume
pagamento de retroativos a 2018
16 de julho de 2025
Ontem, o Enfermeiro Diretor da ULS Gaia Espinho, EPE, Enfº Belmiro Rocha comunicou a todos os enfermeiros da sua instituição que o CA decidiu proceder ao pagamento faseado em 12 prestações dos créditos que venham a ser apurados dos retroativos a 2018, relativos ao processo de descongelamento das carreiras de enfermagem e especial de enfermagem (CIT e CTFP).
A ASPE elogia a atitude correta e justa do CA da ULS Gaia Espinho, que percebeu que não é aceitável que os profissionais tenham de mover ações judiciais contra a instituição para serem ressarcidos dos valores que já foram pagos a muitos dos seus colegas de trabalho. Uma diferenciação de tratamento que os sucessivos governos provocaram com o intuito economicista e que geram um grande sentimento de injustiça e grande desmotivação entre enfermeiros.
Parabenizamos a coragem e a ética do atual Conselho de Administração da ULS Gaia Espinho. A concretizar-se, este será certamente um marco e um exemplo para as restantes entidades do SNS, que evitará muito descontentamento e muitos processos judiciais.
Sempre defendemos o direito a retroativos a 2018 para todos os enfermeiros CTFP e CIT tendo por base o direito à igualdade constitucionalmente reconhecido e já judicialmente consagrado em vários processos em que a ASPE tem defendido os seus associados.
Vamos continuar a exigir que este direito seja reconhecido em todas as entidades integradas no SNS.