Segurança do Doente e Literacia em Saúde

Segurança do Doente e Literacia em Saúde


Neste webinar o formando vai conhecer a conceptualização, enquadramento e potenciais estratégias de operacionalização relacionados com a temática da Segurança do Doente e Literacia em Saúde, pretendendo-se capacitá-lo para o desenvolvimento de competências nestas áreas.

 

Os desafios lançados em todo o mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no âmbito da segurança do doente e da literacia em saúde têm vindo gradualmente a motivar profissionais de saúde, doentes, decisores políticos e o cidadão em geral, ao desenvolvimento de várias iniciativas para a promoção de práticas mais seguras no contexto dos cuidados de Saúde. O movimento Patient for Patient Safety e o Plano de Ação Global para a Segurança do Doente 2021-2030 da OMS, bem como o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026, reforça e destaca o papel central dos doentes na melhoria da qualidade e da segurança dos cuidados. Para dar resposta a estes desafios é necessário desenvolver competências específicas nos profissionais de saúde e capacitar os doentes/cuidadores/famílias para a participação ativa nos cuidados de saúde.


Todo este processo de mudança implica que as Organizações de Saúde promovam uma cultura de segurança justa e transparente, organizando estruturas e processos mais robustos e centralizados no doente/cuidador, que minimizem a probabilidade de ocorrência de incidentes de segurança do doente e utilizem a experiência do doente para a melhoria contínua dos cuidados de Saúde. A condição essencial para melhorar a “Segurança do Doente” e a “Literacia em Saúde” das partes interessadas, é assim conduzida pela iniciativa e motivação de melhorar estas estruturas e processos, especialmente por parte dos decisores políticos, dos gestores e dos profissionais de saúde que cuidam do doente. 


Este processo de melhoria contínua implica um envolvimento de todos!


São então objetivos específicos da Formação:

(1) enquadrar os programas nacionais e internacionais para a segurança do doente e literacia para a segurança dos cuidados de saúde;

(2) identificar os fatores contributivos e mecanismos de segurança para a prevenção de incidentes de segurança do doente;

(3) dar a conhecer aos formandos exemplos de projetos no âmbito do envolvimento do doente/família na segurança do doente e em literacia em saúde para a segurança dos cuidados.


PROGRAMA:


  1. Conceitos: “Segurança do Doente”, “Literacia em Saúde” e “Patient Advocacy”
  2. Enquadramento a nível nacional e internacional no âmbito da Segurança do Doente e Literacia em Saúde
  3. Plano Mundial para a Segurança dos Doentes 2020-2030 e Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026
  4. Fatores contributivos para os incidentes de segurança do doente (humanos e organizacionais) e mecanismos para a prevenção do erro – exemplos práticos
  5. Projetos no âmbito da Segurança do Doente e Literacia em Saúde





DATA:  03 Julho 2024
DURAÇÃO
: 2 horas (18:00 - 20:00)
DESTINATÁRIOS:
Enfermeiros 

LOCAL: Todo o país através da Plataforma ZOOM

FORMADOR: Enfermeira Susana Ramos

COORDENADOR/RESPONSAVEL PELA ORGANIZAÇÃO: Enfermeira Andrea Oliveira



PRAZO DE INSCRIÇÃO: A decorrer até 48 horas antes da formação


PREÇO
:
- Sócios ASPE - 15€
- Não sócios - 50€

Os associados da ASPE devem inscrever-se através da área reservada em
www.associaPro.com
Os não sócios em
Ficha de Inscrição Formação


O número de vagas é limitado (40 participantes).


A inscrição só se efetiva após boa cobrança do valor da formação realizado para o IBAN PT50 0018 000344876605020 74 e o envio de comprovativo devidamente identificado para o endereço eletrónico 
aspeforma@aspe.pt


Em caso de desistência, o valor pago apenas é reembolsável se a comunicação for feita até 5 dias antes da realização do webinar ou a inscrição for substituída pela de outro participante.


A organização reserva-se o direito de não realizar a formação caso não se atinja o número mínimo de participantes, sendo que, nesse caso, a ASPE procederá à devolução do valor dos pagamentos realizados até à data.


A organização reserva-se o direito de alterar a data e hora da formação até 48 horas antes da sua realização por razões imponderáveis ou de força maior incontornáveis, sendo que neste caso, os participantes poderão optar por transitar a sua inscrição para a nova data ou pedir a devolução do valor pago.


Share by: